Neste módulo você deve colocar os dados que são padrão para o módulo de Cadastro de Pacientes. Estes dados já virão preenchidos toda a vez que você cadastrar um novo paciente.
Tela Principal do sistema clique no Menu Configuração, Config. Ficha Cadastro.
● Botão [Cadastro de Situações]: chama o módulo do Cadastro de Situações. Você poderá cadastrar as situações e na ficha de cadastro do paciente definir uma situação para este paciente (ex: Em Tratamento, Falecido, Primeira Consulta, etc.). Através destas situações é possível dentro do Relatório de Cadastro pesquisar todos os pacientes que tenham uma determinada situação.
● Prazo de Retorno: escolha o prazo que o sistema automaticamente colocará no campo de Data de Retorno na Ficha de Cadastro. Toda a vez que for incluído um serviço no Prontuário de seu paciente, o sistema automaticamente atualizará o campo de Data de Retorno, baseado na data de execução desse serviço. Por exemplo: Se você escolheu o prazo de Data de Retorno igual a 3 meses, e depois inclui no Prontuário um serviço com a data de 10/01/2001, automaticamente o sistema colocará a data de 10/04/2001 no campo de Data de Retorno (3 meses depois).
● Ver Imagem de Frente do Paciente: permite que toda vez que acessarmos a ficha de cadastro de um paciente, automaticamente seja mostrada a primeira imagem deste paciente. Se essa opção estiver desativada, ao abrir a ficha de cadastro, você terá que clicar no quadro da imagem para que ela apareça.
● Você pode digitar o município, Estado, CEP, código de área para o telefone residencial e comercial. Obs.: digite apenas aqueles dados que aparecem com maior frequência no seu cadastro; por exemplo: se a maior parte de seus pacientes moram em São Paulo, digite então no campo cidade a palavra São Paulo, assim toda vez que você for incluir um novo paciente, este campo já estará preenchido. Você pode é claro, quando for cadastrar algum paciente e ele não for de São Paulo, apagar o nome desta cidade e digitar outro em seu lugar.
Este recurso apenas facilita o seu trabalho, de entrada de dados que se repetem na maioria dos pacientes.
● Status: são oito campos nos quais poderemos classificar o paciente de várias maneiras. Por exemplo: podemos definir que o Status 1 indicará o convênio do paciente (Particular, Banco do Brasil, Uniodonto, etc.), o Status 2 indicará se ele vai ou não receber Cartão de Natal (Sim ou Não), e assim por diante. Dependendo da sua necessidade estes campos podem se adaptar e ajudá-lo a gerenciar suas informações. Durante a inclusão (ou mais tarde também) você pode definir os status dos pacientes, e também fazer pesquisas relacionadas a esses Status, dentro do Relatório do Cadastro de Pacientes, pesquisar todos os pacientes que tenham um determinado status.
Clicando em um dos botões [Stt.1], [Stt.2], ... se abrirá a janela Editar Configuração do Status.
● Observações: Podemos utilizar os campos de observação para uma eventual falta de algum campo na ficha de cadastro de nossos pacientes. Por exemplo: Na ficha de cadastro não existe o campo Cônjuge, podemos então utilizar a primeira parte do campo Obs.1 para digitarmos a palavra Cônjuge e na ficha de cadastro do paciente digitaremos na segunda parte do campo Obs.1 (agora Cônjuge) o nome do cônjuge dos nossos pacientes. Podemos também utilizar estes campos para fazer pesquisas no Relatório do Cadastro de Pacientes, selecionando os pacientes que tenham uma determinada observação.
Aperte a tecla <ESC> ou o botão [OK] para retonar a Tela Principal do sistema.