Visualização de Traçado para as seguintes análises:
Análises Cefalométricas Laterais
01- Alexander (Wick)
02- Apoio Didático (Cabrera)
03- Bimler
04- Bimler II
05- CEEO / Interlandi
06- Displasias Dentofaciais (UFPR)
07- Downs
08- GVO (Gráfico Vetorial Ortodôntico) - Interlandi
09- Jarabak
10- McNamara
11- Método TPI (Lino)
12- Padrão CENO
13- Padrão Delmanto
14- Padrão FOB/USP
15- Padrão Fonseca
16- Padrão Homem Neto
17- Padrão IBEO
18- Padrão Profis
19- Padrão Trevisi
20- Padrão UNICAMP
21- Padrão UFPR
22- Padrão USP
23- Padrão USP/UNICAMP Simplificada
24- Proposição BR
25- Proposição Valieri
26- Petrovic
27- Projeção USP (Interlandi,Tsuji)
28- Ricketts Lateral Sumária
29- Ricketts Lateral Completa
30- Ricketts Lateral 2000
31- Rocabado
32- Sassouni
33- Schwarz
34- Steiner
35- Terceiros Molares (Ricketts)
36- Tweed
37- Via Aérea
38- W.I.T.S. (Jacobson)
39- Wylie
Análises Cefalométricas Frontais
40- Ricketts Frontal 07
41- Ricketts Frontal 18
42- Ricketts Frontal 2000
Análises Faciais Laterais
43- Facial Lateral Completa
44- Facial Lateral Sumária
45- Padrão Facial Tegumentário Lateral
46- Facial de Arnett & McLaughlin
Análises Faciais Frontais
47- Facial Frontal Completa
48- Facial Frontal Sumária
49- Padrão Facial Tegumentário Frontal
Análise de Modelo
50- Dentometria de Ricketts
51- Arcos Ortodônticos
Carpal
52- Carpal (Eklöf & Rinjert)
53- Greulish e Pyle
Análise do Sorriso
54- Análise do Sorriso
Neste módulo você poderá capturar imagens radiográficas através de seu scanner ou ''ler" imagens enviadas através de disquetes ou ainda "importar" imagens e coordenadas de pontos cefalométricos. Você poderá armazenar até um máximo de 35 imagens por paciente correspondentes a 5 exames diferentes incluindo em cada um: radiografia lateral, radiografia frontal, imagem de modelo, radiografia de punho/mão, foto de sorriso, foto lateral e foto frontal.
O sistema Orto Manager 7.0 é comercializado em duas versões, a primeira que chamaremos apenas de Orto Manager e a segunda que chamaremos de Orto Manager Plus. Qual a diferença entre o Orto Manager e o Orto Manager Plus?
No Orto Manager Plus é possível:
1- Capturar imagens diretamente de um scanner ou máquina fotográfica digital.
2- Ler imagens individuais de um disquete, ZIP ou CD-RW, em vários formatos (JPG, BMP, TGA, DIB, PCX, TIF, FIF, PNG e OAF).
3- Exportar/Importar dados do traçado para disquete, ZIP ou CD-RW.
4- Copiar/Colar imagens para a área de transferência do Windows.
5- Fazer a marcação de pontos cefalométricos, marcação de linhas (contorno), posicionar estruturas anatômicas e dentes.
6- Visualizar os traçados de todas as análises (desde que os respectivos pontos estejam marcados).
7- Fazer a sobreposição de imagens entre a imagem A (radiografia lateral ou frontal) e imagem B (foto lateral ou frontal) e sobreposição de exames (entre imagens laterais).
No Orto Manager é possível:
1- Capturar imagens diretamente de um scanner ou máquina fotográfica digital.
2- Ler imagens individuais de um disquete, ZIP ou CD-RW, em vários formatos (JPG, BMP, TGA, DIB, PCX, TIF, FIF, PNG e OAF).
3- Exportar/Importar dados do traçado para disquete, ZIP ou CD-RW.
4- Copiar/Colar imagens para a área de transferência do Windows.
5- Visualizar os traçados de todas as análises (desde que os respectivos pontos estejam marcados).
6- Fazer a sobreposição de imagens, entre a imagem A (radiografia lateral ou frontal) e imagem B (foto lateral ou frontal) e sobreposição de exames (entre imagens laterais).
No Orto Manager não é possível:
1- Fazer ou alterar a marcação de pontos cefalométricos, marcação de linhas (contorno), posicionar estruturas anatômicas e dentes.
2- Capturar a Imagem B (fotogragias lateral e frontal).
As opções não disponíveis ficam em "fantasma".
Obs.: Estas diferenças não impedem você de utilizar o módulo de Traçado Cefalométrico já que o opção de [Importar] funciona, permitindo que você leia de CD’s as imagens, coordenadas dos pontos e contornos enviados pelo centro de documentação através da opção [Exportar].
Na Tela Cadastro do Paciente, clique no menu Fichas, Traçados Cefalométrico
ou clique no ícone.
Imagem A / Imagem B
Nesta opção você deverá escolher a imagem a ser capturada ou manipulada.
Imagem A
- Radiografia Lateral - de 1º a 5º exames
- Radiografia Frontal - de 1º a 5º exames
- Modelo - de 1º a 5º exames
- Carpal (Radiografia de mão/punho) - de 1º a 5º exames
- Fotografia de Sorriso - de 1º a 5º exames
Imagem B
- Fotografia Lateral - de 1º a 5º exames
- Fotografia Frontal - de 1º a 5º exames
● No campo Data Exame você irá digitar a data da respectiva imagem.
● Botão [Ler]: chama a tela Ler Imagem. Através desta opção poderemos ler imagens que tenham vindo de um centro de documentação, ou de um colega e não tenham sido exportadas para os disquetes através do Orto Manager.
● Botão [Ajustar DPI]: caso a imagem esteja numa resolução diferente da recomendada (75 dpi, 100% ou 1:1), utilize o recurso de ajustar DPI. Consulte o tópico Ajustar DPI.
● Botão [Colar]: coloca na tela, o conteúdo da área de transferência do Windows (veja o manual do Windows).
● Obs.: Você poderá usar essa opção quando possuir uma placa de vídeo captura, usando o programa que vem com a placa para capturar a imagem, depois de utilizar a opção Copiar (copy) deste programa. Assim você deixa a imagem na Área de Transferência do Windows e finalmente no Orto Manager usa o botão Colar (Paste) para recuperar essa imagem.
● Botão [Capturar]: utilize esta opção para capturar imagens de scanners ou máquinas fotográficas digitais. Para que a captura funcione adequadamente é necessário que seu Scanner ou máquina fotográfica digital seja compatível com o padrão Twain (veja no manual do equipamento), também é necessário que você tenha instalado e conheça os programas que vieram com o seu scanner/máq. fot. digital. A partir do momento que você aperta o botão [Capturar] o Orto Manager chama o programa, ou parte do programa de captura do seu scanner/máq. fot. digital. Faça então a captura da imagem desejada e saia deste programa, neste momento a imagem será transferida e gravada no Orto Manager.
IMPORTANTE:
Para capturar imagens seu scanner deve ser compatível com o padrão "TWAIN". As imagens deverão ser capturadas na escala de 1:1 (100%) equivalente à 75 dpi (pontos por polegada).
Quando você clica na opção [Capturar] [OK] o Orto Manager chama o programa, ou parte do programa de captura do seu scanner/máq. fot. digital. Faça então a captura da imagem desejada e saia deste programa, neste momento a imagem será transferida e gravada no Orto Manager. Por este motivo é que você deverá instalar e conhecer o programa que acompanha seu scanner.
● Botão [Selecionar]: clique neste botão para selecionar o periférico compatível com o padrão Twain (scanner, máquina fotográfica, placa de vídeo captura) que será utilizado para fazer a captura das imagens.
● Botão [Copiar]: coloca na Área de Transferência do Windows (veja o manual do Windows) a imagem que estamos visualizando de modo que você possa usá-la em uma planilha, processador de texto ou qualquer programa de edição gráfica.
● Obs.: Você poderá utilizar essa opção para copiar imagens do módulo de traçado para o módulo ficha de Imagens do Orto Manager, ou para outro aplicativo do Windows.
● Botão [Excluir]: utilize esta opção para excluir informações deste módulo. Escolha uma das opções [Imagem A], [Pontos], [Linhas], [Estruturas] ou [Tudo]. Para desistir clique em [Cancelar].
● Botão [Importar]: chama a tela Importar Traçado Cefalométrico, para importar as imagens e coordenadas de pontos cefalométricos enviados através de disquetes pelo Laboratório (Centro de Documentação). Esta é uma maneira prática de recebermos parte da documentação de nosso paciente.
● Botão [Exportar]: chama a tela Exportar Traçado Cefalométrico, para exportar as imagens e coordenadas de pontos cefalométricos que serão enviados através de disquetes para o Ortodontista. Esta é uma maneira prática de enviarmos parte da documentação de nosso paciente do laboratório para o profissional.
IMPORTANTE:
Quando a opção de [Exportar] for utilizada o sistema irá exportar todas as imagens, coordenadas de pontos e contornos que houverem neste paciente, não apenas a imagem que está sendo vista no momento. Por este motivo é muito importante que o Centro de Documentação, mantenha todas as imagens do paciente desde a primeira documentação até a última realizada, pois será nesta ordem que o sistema irá exportar estes dados.
● Botão [Enviar Email]: chama a janela Envio de Email.
● Opção [Visualizar]: esta opção é composta pelo conjunto das seguintes opções de visualização: Imagem A, Imagem B, Pontos, Legendas, Linhas, Estruturas, Traçado e Medidas. Você poderá escolher estas opções individualmente ou em conjunto, visualizando imediatamente o resultado desta escolha.
IMPORTANTE:
Tudo o que for escolhido, ou seja, tudo que estiver sendo visualizado na tela é exatamente o que será impresso. Por exemplo: você escolheu a opção Imagem A e Traçado; se você imprimir será impresso a imagem A e o traçado.
Algumas destas opções (Pontos, Legendas , Linhas, Estruturas, Traçado) estão disponíveis em apenas alguns tipos de Exames e Análises.
A opção Medidas (valores lineares e angulares) só fornecerá informações para os seguintes traçados:
- Apoio Didático (Cabrera)
- Jarabak/Bjork
- McNamara
- Padrão USP
- Padrão USP/UNICAMP
- Proposição de Valieri
- Ricketts Sumária
- Ricketts 2000
- WITS
Obs.: no futuro mais traçados poderão oferecer esse tipo de informação.
● [Sobreposição de Imagens]: clique na seta para direita ou para a esquerda, para aumentar ou diminuir a visualização da Imagem A (radiografia) ou Imagem B (fotografia).
●
● [Sobreposição de Exames]: você poderá fazer a sobreposição de dois traçados cefalométricos laterais. Ex.: você está visualizando o traçado da 2ª lateral de McNamara; em sobreposição de exames escolha 1ª lateral e em seguida uma das opções existentes. Você visualizará na tela essa sobreposição.
Essa opção estará disponível para as seguintes análises: CEEO/Interlandi, McNamara, Padrão FOB/USP, Padrão, Profis, Padrão UNICAMP, Padrão UFPR, Padrão USP, Ricketts Lateral Sumária, Ricketts Lateral Completa, Ricketts Lateral 2000, Steiner e Tweed.
● [Análise]: clique para escolher a análise a ser visualizada sobre a imagem.
Obs.: Dependendo do Exame Selecionado, você visualizará as análises correspondentes. Exemplo: Para visualizarmos a Análise de Ricketts Frontal 18, precisamos antes escolher o Exame Frontal. Para visualizarmos a Análise Carpal precisamos escolher o Exame Carpal.
● [Brilho]: clique na seta para direita ou para a esquerda para aumentar ou diminuir o brilho da imagem de acordo com sua necessidade.
● [Contraste]: clique na seta para direita ou para a esquerda mudar o contraste da imagem de acordo com sua necessidade.
●
[Inverter]: clique neste botão para visualizar a imagem em negativo. É muito útil para desenhar o contorno de perfil do paciente, ou para imprmir o traçado junto com a imagem radiográfica, experimente.
●
[Zoom]: clique neste botão para abrir ou fechar a janela de zoom.
● Na janela de zoom você poderá visualizar detalhes da área onde está posicionado o cursor aumentados em uma determinada escala. Você poderá aumentar a janela de zoom para melhor visualizar alguma região da imagem.
Botão [-]: clique para diminuir a escala de zoom.
Botão [+]: clique para aumentar a escala de zoom.
Botão [<]: clique para diminuir o tamanho da janela.
Botão [>]: clique para aumentar o tamanho da janela.
Para mover a janela, clique com o botão esquerdo do mouse sobre a área livre da barra superior, mantenha o botão pressionado e movimente a janela para o local desejado.
● [Ajustar]: clique neste botão para ajustar a imagem da janela de acordo com a resolução do monitor e seu tamanho original.
● [Ativar]: esta opção é composta pelos seguintes botões: [Marcar Pontos], [Marcar Linhas] e [Posicionar Estruturas Anatômicas e Dentes]. Clicando sobre uma dessas opções você ativa uma barra de ferramentas correspondente, na parte inferior da tela. (Disponível somente para o Orto Manager Plus)
●
[Marcar Pontos]: clique nesta opção para fazer a marcação dos pontos cefalométricos na imagem radiográfica que está sendo mostrada no momento. Será ativada a barra de ferramentas para a marcação de pontos. Os pontos marcados aparecem na cor azul, o ponto a ser marcado aparece na cor vermelha. (Disponível somente na versão Plus)
Como marcar os pontos cefalométricos?
- Escolha a análise desejada, ou deixe selecionada a opção todos os pontos.
- Ative a opção marcar pontos.
- Verifique na listagem de Pontos qual ponto será marcado. Obs.: No canto inferior esquerdo da tela aparecerá uma janela azul onde haverá uma descrição do ponto cefalométrico selecionado.
- Simplesmente coloque o centro do cursor sobre o ponto selecionado, e aperte o botão esquerdo do mouse. O sistema automaticamente passará para o próximo ponto a ser marcado.
- Existem alguns pontos que utilizam "ferramentas" que nos auxiliam em sua localização, maiores detalhes no módulo Pontos Cefalométricos.
● Botão [Desfazer]: clique para desfazer a última marcação de ponto.
● [Pronunciar]: ative esta opção para ouvir o nome de cada um dos pontos que estão sendo marcados.
● Para selecionar um ponto:
- clique no “combo” para abrir a listagem e escolha o ponto desejado, utilize a barra de rolagem.
- clique nas setas para direita ou para a esquerda.
- se o ponto já estiver marcado sobre a radiografia, pressione a tecla <Control>, mantenha pressionada e clique sobre o ponto.
● Para excluir um ponto:
- Selecione o ponto
- Clique sobre a lixeira .
Como fazer a sobreposição de imagens?
Para que as sobreposições de imagens se processem corretamente você deverá, inicialmente, marcar os pontos NASIO LINHA (N’) e POGÔNIO LINHA (Pog’). Estes pontos destinam-se às análises em norma lateral. Para as análises em norma frontal, os pontos a serem digitados são o ZIGOMÁTICO FRONTAL DIREITO (Zid) e o ZIGOMÁTICO FRONTAL ESQUERDO (Zie).
1- Coloque as imagens em suas respectivas posições (radiografia e fotografia)
2- Marque os pontos sobre a radiografia (Imagem A)
3- Marque os pontos sobre a fotografia (Imagem B)
4- Ative a visualização da Imagem A e da Imagem B
Mais detalhes no módulo Sobreposição de Imagens.
●
[Marcar Linhas]: clique nesta opção para desenhar linhas de contorno por sobre as estruturas anatômicas que desejarmos destacar; por exemplo: contorno do perfil da face e completar o desenho da mandíbula. Essas linhas serão desenhadas na cor azul. (Disponível somente na versão Plus)
Para desenhar uma linha:
- clique em [Iniciar Linha] e clique sobre a imagem marcando o primeiro ponto, segundo ponto, terceiro....
- assim que marcar os pontos desejados, clique em [Finalizar Linha]
● [Ajustar Linha]: sempre que ativar a opção marcar linhas, essa opção já virá selecionada como default. Para ajustar uma linha, clique sobre a linha desejada, em seguida clique no ponto desejado, mantenha o botão do mouse pressionado e arraste.
● [Excluir Ponto]: clique no botão Excluir Ponto e logo em seguida clique sobre o ponto a ser excluído com o botão esquerdo do mouse. Se desejar excluir mais um ponto repita o procedimento.
● [Excluir Linha]: clique no botão Excluir Linha e logo em seguida clique sobre a linha a ser excluída com o botão esquerdo do mouse. Se desejar excluir mais uma linha repita o procedimento.
●
[Posicionar Estruturas Anatômicas e Dentes]: utilize esta opção para posicionar sobre a radiografia, as estruturas anatômicas disponíveis. Essas estruturas serão desenhadas na cor azul. (Disponível somente na versão Plus)
As estruturas anatômicas e os dentes constituem uma média padrão (suas dimensões são baseadas em valores médios), portanto não necessariamente coincidem com as estrututas anatômicas do paciente em 100 %. Quando necessário você deverá ajustar estas estruturas aumentando ou diminuindo seu tamanho (clique com o botão direito do mouse sobre o ponto central azul) e em seguida posicionando-as no local mais adequado.
Podemos inserir o contorno pronto de alguns elementos dentários:
- Radiografia Lateral - Incisivo Central Superior (11), Canino Superior (13), 1º Pré-Molar Superior (14), 2º Pré-Molar Superior (15), Molar Superior (16), Incisivo Central Inferior (41), Canino Inferior (43), 1º Pré-Molar Superior (44), 2º Pré-Molar Superior (45) e Molar Inferior (46).
- Radiografia Frontal - Incisivo Central Superior (11-21), Canino Superior (13-23) , Molar Superior (16-26), Incisivo Central Inferior (41-31), Canino Inferior (43-33) e Molar Inferior (46-36).
Podemos inserir as seguintes estruturas anatômicas:
- Radiografia Lateral (22 estruturas)- básio, cavidade glenóide, fossa ptérigo-maxilar, hióide, key ridje, maxila, násio, órbita, pório 1 (conduto auditivo externo), pório 2 (conduto auditivo externo), ramo da mandíbula, sela túrcica, sínfise braquifacial, sínfise dolicofacial, sínfise mesofacial, atlas, axis, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª vértebras.
- Radiografia Frontal (8 estruturas)- órbita direita e esquerda, ATM direita e esquerda, tuberosidade direita e esquerda, fossa nasal direita e esquerda.
Para inserir um elemento dentário:
- Clique sobre o número do elemento desejado.
- Coloque o cursor do mouse sobre a radiografia, e clique no local desejado.
Para inserir uma estrutura:
- Selecione na listagem a estrutura desejada.
- Clique no botão [Incluir Estrutura]
- Coloque o cursor do mouse sobre a radiografia, e clique no local desejado.
Para rotacionar um elemento dentário ou uma estrutura anatômica:
- Selecione a estrutura ou o dente (aparece um ponto azul central, e dois pontos vermelhos nas extremidades).
- Clique sobre uma das extremidades (ponto vermelho), mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado e arraste.
Para movimentar um elemento dentário ou uma estrutura anatômica:
- Selecione a estrutura ou o dente (aparece um ponto azul central, e dois pontos vermelhos nas extremidades).
- Clique sobre o ponto central (ponto azul), mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado e arraste.
Para aumentar ou diminuir o tamanho de um dente ou estrutura:
- Selecione a estrutura ou o dente (aparece um ponto azul central, e dois pontos vermelhos nas extremidades).
- Clique sobre uma das extremidades (ponto vermelho), mantenha o botão direito do mouse pressionado e arraste.
Para voltar um dente ou uma estrutura ao tamanho padrão:
- Selecione a estrutura ou o dente
- Clique sobre o ponto central (ponto azul), com o botão direito do mouse.
Para excluir um dente ou uma estrutura:
- Selecione a estrutura ou o dente
- Arraste para a lixeira .
Para converter (transformar) um dente ou uma estrutura em linha (para que seja feito algum ajuste necessário), clique no botão [Converter].
Em seguida a estrutura será transformada em linha e o sistema chamará automaticamente o modo Marcar Linhas.
● Botão [Imprimir]: clique neste botão para imprimir na impressora, o que está sendo visualizado na tela no momento.
IMPORTANTE:
Tudo o que esteja sendo visualizado na tela é exatamente o que será impresso; por exemplo: você escolheu a opção Imagem A e Traçado, se você imprimir será impresso a imagem A e o traçado. Marque ou desmarque as opções de visualizar para visualizar na tela o que você deseja imprimir.
Pressione a tecla <ESC> ou o botão [OK] para retornar para a Tela Principal do sistema.
Sobre a VERTICAL VERDADEIRA
Você precisa marcar os pontos VVs e VVi para obter a linha Vertical Verdadeira. Esta linha é utilizada para as análises faciais.
Como transformar o seu Orto Manager em Orto Manager Plus?
Se você tentar acessar determinadas partes deste módulo e aparecer mensagem abaixo, você é usuário do Orto Manager.
1- Entre em contato com a Soft Manager para saber dos custos e forma de pagamento para atualizar sua versão.
2- Na tela principal do sistema escolha o menu Configuração, Configuração de Licenças.