Editor de Textos

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Neste módulo você poderá criar cartas, avisos ou qualquer tipo de correspondência para os seus pacientes ou amigos.

       Na Tela Principal do sistema clique no menu Utilitários, Editor de Textos



ou clique sobre o ícone.


       Este editor funciona de maneira muito similar ao Write do Windows ou Word Pad, e outros editores. Com a vantagem de fazer parte do sistema Orto Manager, possibilitando uma troca de informações com dados armazenados pelo sistema. Pelo fato de funcionar no Windows permite que você possa importar textos ou exportar textos para outros aplicativos.


Para escrever um texto qualquer, você deverá digitar este texto diretamente na tela de edição. Para editar o seu texto você poderá usar alguns recursos disponíveis:



Escolher Fonte: você poderá escolher nesta opção, qualquer fonte (Tipo de Letra) que esteja disponível no seu Windows.

Tamanho de Fonte: escolha o tamanho da fonte que você deseja usar. Quanto maior o tamanho da fonte maior o tamanho da letra.

Negrito (B - Bold): utilizando esta opção o seu texto irá ficar mais destacado.

Itálico (I): utilizando esta opção o seu texto irá ficar em itálico.

Sublinhado: utilizando esta opção o seu texto irá ficar sublinhado.

Alinhamento à Esquerda: observe o exemplo abaixo:


Texto alinhado à esquerda.


Alinhamento à Direita: observe o exemplo abaixo:


Texto alinhado à direita.


Alinhamento no Centro: observe o exemplo abaixo:


Texto alinhado no Centro.


Alinhamento Justificado: É o texto alinhado à esquerda e à direita simultaneamente. Observe o exemplo abaixo:


Texto justificado Texto justificado Texto justificado Texto justificado Texto justificado Texto justificado Texto justificado Texto justificado Texto justificado Texto justificado Texto justificado Texto justificado Texto justificado Texto justificado Texto justificado Texto justificado Texto justificado Texto justificado


No menu Caractere, Fonte você vai encontrar outras opções além das citadas acima:


Em Estilo:

       - Riscado: utilizando esta opção o seu texto irá ficar riscado (riscado).

       - Sublinhado: (Nenhum, Simples, Duplo, Só texto)

       

Em Posição você vai ter ainda:

       - Normal: para o texto ficar normal (sem nenhum atributo).

       - Sobrescrito: utilizando esta opção o seu texto irá ficar sobrescrito.

       - Subscrito: utilizando esta opção o seu texto irá ficar subscrito.


Cor

       - Texto: para alterar a cor do texto.

       - Fundo: para alterar a cor de fundo do texto.


No menu Documento opção Formatar Parágrafo, você vai encontrar outras opções além das citadas anteriormente:



Em Espaçamento de Linha:


       - Linha Simples (1 Linha): o parágrafo selecionado vai conter linhas com espaçamento de 1 linha de espaço.

       - Uma linha e meia (1, 5 Linhas): o parágrafo selecionado vai conter linhas com espaçamento de 1linha e meia de espaço.

       - Duas linhas (2 Linhas): o parágrafo selecionado vai conter linhas com espaçamento de 2 linhas de espaço.

       - Livre: o parágrafo selecionado vai conter linhas com espaçamento de x linhas (você digita a quantidade de linhas).


- em mm: o parágrafo selecionado vai conter linhas com espaçamento de x milímetros (você digita a quantidade em milímetros).


Em Espaçamento (espaçamento entre parágrafos):


       - Antes: quanto de espaço livre vai existir acima de um parágrafo em milímetros

       - Depois: quanto de espaço livre vai existir abaixo de um parágrafo em milímetros.


Em Início (Começo do Parágrafo):


       - À Esquerda: a quantos milímetros da margem esquerda vai ficar o lado esquerdo do parágrafo.

       - À Direita: a quantos milímetros da margem direita vai ficar o lado direito do parágrafo.

       - 1ª linha: a quantos milímetros da margem esquerda vai ficar a primeira linha do parágrafo.


Você também pode modificar as margens da sua página, escolha no menu Documento opção Configurar Página (estas margens funcionam independentemente das margens do módulo de Configuração de Impressora/Página). Ajuste as margens, aumentando ou diminuindo os seus valores.


Observações:

        O Cabeçalho e o Rodapé neste módulo são diferentes do Cabeçalho e Rodapé do módulo de Configuração de Impressora/Página.

        As margens, Cabeçalho e Rodapé são independentes para cada arquivo, isto é, você pode ter um texto (arquivo) com determinados valores de margem, um determinado Cabeçalho e Rodapé e outro texto (arquivo) com essas opções totalmente diferentes.


Você pode ativar ou não a régua de parágrafo, clicando no menu Exibir, Exibir régua. Usando a régua de parágrafo você pode ajustar identações e tabs.


Nesta versão você pode Editar o Cabeçalho e Rodapé da 1ª página, de maneira diferente das demais páginas do documento.


Para editar o Cabeçalho, vá até o menu Documento e ative a opção Cabeçalho. Você poderá então digitar o seu novo Cabeçalho, na posição em que o cursor estiver piscando (que é a mesma posição do Cabeçalho na página).

       Para editar o Rodapé, vá até o menu Documento e ative a opção Rodapé. Você poderá então digitar o seu novo Rodapé, na posição em que o cursor estiver piscando (que é a mesma posição do Rodapé na página).



No momento em que você clicar em outra posição do documento, diferente da posição do cabeçalho ou rodapé, verá o rodapé na cor cinza claro, para diferenciá-lo do texto normal.

       A qualquer momento você pode clicar no menu Documento, Cabeçalho e desabilitar esta opção, retirando o cabeçalho do documento.

       O mesmo procedimento serve para o menu Documento, Cabeçalho 1ª Página e Rodapé 1ª Página. Utilize estas opções se você quiser o cabeçalho e o rodapé da 1ª página diferenciados do restante do documento.


Você pode dentro do seu texto inserir um Código de Campo ou Variável (são palavras que serão substituídas automaticamente por determinados campos do Cadastro, Orçamento ou Variáveis do sistema no texto impresso), estes Códigos aparecem sempre entre [  ] (Colchetes).

       Para inserir um Código de Campo (Variável), posicione o cursor da Tela de Edição no local desejado aonde o Código será inserido, e escolha nos menus de Cadastro Pacientes, Orçamento, Cadastro Dentistas ou Variáveis o Código que lhe interessa.


Os Códigos de Campo do menu Cadastro Pacientes substituirão os dados do Cadastro de Pacientes, como também os Códigos o/a e /a. Estes dois últimos substituem o final de uma palavra pela letra o ou a, dependendo do sexo do paciente.

       Os Códigos de Campo do menu Orçamento substituirão os dados do Orçamento, por exemplo: Data de quitação, Valor Recebido por extenso, Nº do cheque, etc.

       Os Códigos de Campo do menu Cadastro Dentista substituirão os dados do Cadastro de Dentistas, por exemplo: Código do Dentista, Nome do Dentista, CRO do Dentista.


Os Códigos de Campo do menu Variáveis substituirão os dados de Variáveis do Sistema, por exemplo: Data atual, Nome da Clínica, Endereço da clínica, Data atual por extenso, etc.

Exemplo:


Variável                                Será substituída por:


[Aniver]                                09.08

[Data]                                        05/07/2001

[Data Extenso]                        5 de Julho

[Hora]                                        13:34


Prezad[o/a]                                será substituída pela letra o (Prezado) se você estiver imprimindo um texto para um paciente do sexo masculino, e por a (Prezada) para um paciente do sexo feminino


Sr[/a].                                        não haverá substituição por nenhuma letra (Sr.) se você estiver imprimindo um texto para um paciente do sexo masculino, e por a (Sra.) para um paciente do sexo feminino.



No menu Editar existem as opções: Inserir Imagem Fixa, Inserir Imagem Flutuante e Escala da Imagem.


Você pode inserir uma imagem no meio de seu texto. Após inserir a imagem, para alterar seu tamanho escolha Escala da Imagem.


       Qual a diferença da Imagem Fixa para a Imagem Flutuante?

       - A Imagem Fixa vai ser inserida no texto, na posição onde estiver piscando o cursor, e vai acompanhar o texto.


- A Imagem Flutuante vai ser colocada na página em uma determinada posição. Você poderá movimentá-la através da tecla <ALT> + mouse e posicioná-la em qualquer parte da página. Não acompanhará o texto. Para apagar uma Imagem Flutuante, você deve selecioná-la e então pressionar a tecla Delete no teclado.


       IMPORTANTE:

       A imagem do tipo fixa, poderá ser salva em qualquer formato de arquivo: .DOC, .RTF ou .TXD


A imagem do tipo flutuante, só será salva nos formatos de arquivo .RTF ou .TXD

       Exemplo: Se você utilizar Imagens Flutuantes e salvar o arquivo com o formato .DOC, a imagem não será gravada no arquivo. Portanto, para arquivos com a extensão .DOC não utilize a opção inserir Imagem Flutuante.


Observação: Você poderá inserir imagens vindas de outro aplicativo através da Área de Transferência do Windows, menu Editar opção Colar. Neste caso a imagem será inserida no texto como Imagem Fixa.


Depois que seu texto estiver pronto, você deverá Salvar (Gravar) este texto em seu computador, para que mais tarde possa utilizá-lo novamente. Clique no ícone de Salvar (Gravar) Arquivo do Editor de Texto na Tela Principal do Editor de Textos,



ou clique no menu Arquivo, Salvar Texto.


Você poderá também Abrir (Ler) um arquivo salvo anteriormente. Escolha o ícone de Abrir (Ler) Arquivo de Texto na Tela Principal do Editor de Textos



, ou clique no menu Arquivo, Abrir Texto.




No menu Editar existe a opção Procurar (Localizar), esta opção permite que você encontre rapidamente uma palavra qualquer no meio de um texto.


Digite a palavra a ser localizada, escolha a direção de procura se acima do texto ou abaixo, se deve coincidir as maiúsculas e minúsculas da palavra que você digitou com a palavra a ser procurada e clique em [Localizar Próxima].



No menu Editar existe a opção Substituir, esta opção permite que você encontre rapidamente uma palavra qualquer no meio de um texto e a substitua por outra.

       Digite a palavra a ser localizada, em seguida digite a palavra que irá substituí-la, se deve coincidir as maiúsculas e minúsculas da palavra que você digitou com a palavra a ser procurada e clique em [Procurar Próxima] em seguida clique em [Substituir] para que ocorra a substituição.


Se você clique em [Substituir Tudo] o sistema irá substituir todas de uma só vez.



Para alterar a cor de uma palavra ou texto:

       - selecione o texto (clique com o mouse sobre o início do texto mantenha o botão pressionado e arraste);

       - clique com o botão esquerdo do mouse sobre a cor escolhida ou clique no menu Caractere, Cor Texto, escolha uma cor e confirme com [OK].


Para alterar a cor de fundo de uma palavra ou texto:

       - selecione o texto (clique com o mouse sobre o início do texto mantenha o botão pressionado e arraste);

       - clique com o botão direito do mouse sobre a cor escolhida ou clique no menu Caractere, Cor Fundo, escolha uma cor e confirme com [OK].


Para imprimir o texto clique no ícone de Imprimir Texto Atual



ou clique no menu Arquivo, Imprimir Texto Atual. O texto será impresso exatamente igual ao que aparece na tela do computador.




Em seguida você deve escolher:

       - a impressora

       - o intervalo de impressão: Desde a Página, Até a Página, somente as páginas deste intervalo serão impressas.

       - quantidade de cópias: digite o Nº de cópias que você deseja de cada página impressa.

       - clique no botão [Imprimir] para confirmar ou [Cancelar] para cancelar a impressão



Você pode escolher no menu Arquivo a opção Imprimir Texto Personalizado, para imprimir o texto substituindo os campos. Você deverá então escolher para qual paciente através da tela Localizar/Escolher Paciente.



Observações:

        Quando você pede a impressão de um texto Personalizado, alguns códigos de campo do Orçamento e/ou Cadastro de Dentistas podem não ser substituídos. Neste caso, você deverá:

       - Selecionar o paciente na tela principal do sistema, acessar seu Orçamento e então pedir para Imprimir - Modelo de Carta (Contrato) uma das cartas relacionadas. Isso porque só estando na tela do orçamento o sistema saberá para qual dos orçamentos, para qual das parcelas, para qual dentista deve substituir os campos.


Menu Arquivo, Excluir Texto, possibilita a você excluir um dos arquivos (textos) gravados pelo Editor de Textos.


Para visualizar o texto numa escala diferente, clique no menu Zoom e escolha uma das opções.


Para exibir ou não a Barra de Botões, a Régua, a Barra de Status, a Borda da Folha e as marcas de fim de parágrafo, marque ou desmarque essas opções no menu Exibir.



Para conhecer mais sobre a Utilização do Mouse e Teclado no Editor de Textos verifique este tópico.


IMPORTANTE:


        O formato de arquivo padrão do Editor de Textos é o formato .DOC (mesmo formato do Word 97).

        O limite de arquivos a serem gerenciados pelo Editor de Textos é de 1000 arquivos por diretório. Caso seus arquivos do Editor excedam esse total, você poderá apagar os que não utilize mais, liberando assim espaço para os novos. Ou movê-los para outra pasta/diretório.


Para sair do Editor de Textos, estando na Tela Principal do Editor de Textos, vá até o menu Arquivo e escolha a opção Sair.