Representações Gráficas

Parent Previous Next

Para que a representação gráfica do Odontograma apareça corretamente, é necessário associar o serviço do Cadastro de Serviços (tabelas) a uma representação gráfica e sua cor, para isto foi criada a opção de Código do Odontograma e Cor Utilizada para representar.

       As cores escolhidas para eventuais representações podem ser quaisquer dentre as disponíveis, basta apenas que sejamos criteriosos, por exemplo: não seria conveniente utilizar o amarelo para restauração de resina composta e utilizar o laranja para restauração de silicato, a proximidade de cores podem nos confundir no momento de observarmos o odontograma, o que deveria ser feito seria escolher outra cor distante do laranja para a restauração de silicato.


Existem vários tipos de representações gráficas, que atendem a maioria dos serviços que podem ser visualizados em um Odontograma. Cada representação gráfica está associada a uma cor definida pelo próprio usuário, dentre as 48 cores disponíveis.

       Existem alguns tipos de representações gráficas para determinados tipos de serviços, a escolha dessas representações e seus respectivos serviços veremos a seguir.


A relação das representações gráficas é esta:



       

Após a montagem (configuração) das tabelas, os serviços poderão ser utilizados no orçamento e/ou prontuário clínico do paciente e conseqüentemente visualizados no Odontograma. Para maiores detalhes, veja Orçamento, Prontuário Clínico, Odontograma.

       Dependendo do serviço e de sua respectiva representação gráfica será necessário identificar o(s) número(s) do(s) dente(s) e as face(s):


- Dente: especifica o dente (ou dentes) em que executamos determinado serviço. Para especificarmos um serviço que tenha sido realizado nos dentes 23, 24 e 25, representamos da seguinte maneira: (23-25) o dente inicial fica separado do final por um "-" (Traço). Quando os dentes não são contíguos, como o 14 e o 16 colocamos nesta coluna a seguinte representação: (14.16) os dentes ficam separados por um "." (ponto).

       O significado é o seguinte: quando usamos o traço, queremos dizer que os dentes envolvidos estão entre os dois limites e inclusive (41-42, dentes envolvidos 41, 31 e 32), o ponto já indica que os dentes envolvidos são apenas os dois que aparecem (16.17), apenas o 16 e o 17), é bom lembrar que estas regras só servem quando o tratamento realizado foi o mesmo em todos os dentes envolvidos.


Dependendo do serviço podemos especificar com S todos os superiores ou arcada superior, com I todos os inferiores ou arcada inferior, ou SI (superior e inferior).

       Obs.: A nomenclatura a ser utilizada é aquela em que temos a arcada superior direita iniciando com número 1, a arcada superior esquerda com o número 2, a arcada inferior esquerda com o número 3 e a arcada inferior direita com o número 4; assim teremos o incisivo central superior direito como sendo número 11, o canino inferior esquerdo número 33, o primeiro molar inferior direito número 46, e assim por diante.


- Faces: especifica a face (ou faces) respectiva em que o serviço foi realizado. Digite M para face mesial, D para face distal, O para face oclusal, V para face vestibular, L para face lingual, P para face palatina, C para cervical. As combinações podem ser quaisquer: MOD mesial, oclusal e distal, etc.

       IMPORTANTE:

        Na representação de Raio X use C para coroa, R para raiz, M para mesial e D para distal. Você deve usar da seguinte maneira:


CM radiografia feita visando a região da coroa e com tomada mesio-radial,

CD radiografia feita visando a região da coroa e com tomada disto-radial,

C radiografia feita visando a região da coroa e com tomada orto-radial,

RM radiografia feita visando a região da raiz e com tomada mesio-radial,

RD radiografia feita visando a região da raiz e com tomada disto-radial,

R radiografia feita visando a região da raiz e com tomada orto-radial,


M radiografia feita visando a região da cervical e com tomada mesio-radial,

D radiografia feita visando a região da cervical e com tomada disto-radial, (em branco) radiografia feita visando a região da cervical e com tomada orto-radial.


Exemplos de Representações Gráficas:

No dente 17 vemos uma coroa total, metálica, no dente 16 um bloco metálico fundido MOD, no 17 e 14 tratamentos de canais, no dente 13 uma faceta estética, no 11 e 12 restaurações



de resina na face vestibular, restauração de silicato na cervical do 16, exodontia do dente 15 e agenesia do 18, lesão periapical nos dentes 14 e 17.


Nos dentes 21, 22 e 23 vemos uma prótese adesiva, no dente 25 uma coroa total em metalocerâmica, no dente 26 um bloco metálico fundido MODP, no dente 26 e 27 tratamentos de canais, no dente 27 coroa total em resina (provisório), no 24 uma restauração de amálgama MOD, núcleo metálico fundido no dente 27, entre todos os dentes desta hemi-arcada vemos que foi realizada uma profilaxia, agenesia dentária no dente 28.



Nos dentes 31 e 32 restaurações de resina, nos dentes 35, 36 e 37 uma prótese em metalocerâmica, no dente 33 uma restauração de silicato na cervical, nos dentes 35 e 36 tratamentos de canais, o dente 38 está incluso, entre os dentes 31, 32, 33 e 34 RAP, núcleo metálico no dente 37, apicectomia no dente 35.



Ponte fixa do 44 ao 47 metalo-plástica, restauração de resina na vestibular do 41 e 42, tratamento de canal e núcleo metálico do 44 ao 47, Enxerto Gengival do 44 ao 47, Reabsorção de Raiz no 41, Radiografia Periapical no 42 (orto-radial região cervical), Radiografia Periapical no 41 (orto-radial região de raiz).












Implante IMZ no 12, Implante Branemark no 15.

Cirurgia de Retalho Periodontal no 24 e 27, dente 28 incluso.Pulpotomia no dente 53, restauração de resina composta na vestibular do 51, 72 e 82, restaurções de amálgama no 65, 75 e 83.


Visualização geral do odontograma.