Este módulo possibilita a você, a visualização dos dados do paciente, e também a alteração de algum dado da ficha, após a inclusão do paciente no cadastro.
Na Tela Principal do sistema selecione o paciente e pressione a tecla <ENTER>, ou ir até o menu Fichas, Ficha de Cadastro.
Obs.: Para movimentar o cursor, utilize a tecla <ENTER> ou a tecla <TAB> para avançar nos campos, <SHIFT>+<ENTER> ou <SHIFT>+<TAB> para voltar ao campo anterior, as teclas Seta para Direita <→ > e Seta para Esquerda <←> para movimentar o cursor dentro dos campos, as teclas <DEL> ou <BACKSPACE> para corrigir erros de digitação. Você pode também utilizar o mouse para colocar diretamente em um campo desejado, utilizando o botã o da esquerda do mouse. EXPERIMENTE!!!
IMPORTANTE:
Todas estas teclas podem ser utilizadas em todos os módulos que possuam campos de entrada de dados.
CAMPOS - PARTE 1
● O primeiro campo, Nº de Cadastro, já virá preenchido. O sistema automaticamente coloca o primeiro número de cadastro livre que for encontrado. Você pode se desejar alterar este número, digitando qualquer número entre 1 e 99.999.
● O sistema gera automaticamente o número de cadastro do paciente, à medida que você vai cadastrando novos pacientes. Este número aparece sempre ao lado do sobrenome do paciente na Tela Principal do sistema. Este número pode ser modificado antes e depois de digitarmos os dados de cadastro deste paciente, por exemplo: você tem 32 pacientes cadastrados, e vai cadastrar um novo paciente, o sistema já abre a ficha de cadastro com o número 33, este número é seqüencial, mas você poderá de acordo com sua necessidade modificá-lo para outro qualquer, desde que este outro não exista ainda.
● No campo de Nome deve ser digitado o nome completo do paciente, se por ventura não houver espaço suficiente para colocar o nome completo procure abreviá-lo. Sempre que você terminar a entrada de dados de um determinado campo deve pressionar a tecla <ENTER>, passando para o campo seguinte.
● O campo de Sobrenome, pode ser deixado em branco, o sistema automaticamente irá procurar o sobrenome do paciente preenchendo este campo. Se você digitar qualquer outra coisa dentro deste campo, o sistema dará prioridade a aquilo que você digitou não fazendo a substituição automática do sobrenome. À medida que você vai cadastrando novos pacientes, o sobrenome aparece sempre ao lado do nome do paciente.
● Os campos de data (Data de Nascimento, Data de Retorno e Data da 1ª Consulta) devem ser preenchidos da seguinte maneira: 03012000, primeiro o dia depois o mês depois o ano, não existe necessidade de digitar a (/) ou (.) para separar o dia do mês e ano. O campo de Sexo deve apenas ter uma letra (M-masculino, F-feminino). O campo de estado civil também deve ter apenas uma letra (S-solteiro, C-casado, V-viúvo, D-desquitado, A-amasiado, O-outros). Nestes dois últimos, você deverá escolher a letra desejada através do botão que tem uma seta apontada para baixo.
● Situação, neste campo você deverá escolher a situação que se encontra seu paciente, por exemplo: nova consulta, em tratamento, falecido, etc. Escolha a opção desejada da mesma maneira que no campo de sexo. Estas situações são definidas na Configuração da Ficha de Cadastro.
● O campo de Responsável pelo Pagamento (Respons.Pgto.), deve ser preenchido com o nome da pessoa responsável pelo pagamento, seja o pai a mãe ou outro parente qualquer, quando a pessoa responsável for o próprio paciente coloque novamente o nome dele como foi colocado no campo de Nome do Paciente.
● No campo Ocupação devemos colocar a profissão do nosso paciente (abrevie se necessário), procure sempre entrar os dados da mesma maneira, por exemplo: se o seu paciente de nome Alberto Ferreira tem a profissão de Engenheiro Florestal e o paciente Carlos Augusto da Costa também é Engenheiro Florestal, preencha o campo Ocupação com o texto ENG.FLORESTAL para os dois.
● No campo de CPF digite o número do Cadastro de Pessoas Físicas do responsável pelo pagamento. O sistema irá verificar se o número de CPF digitado está correto, caso contrário uma mensagem vai aparecer avisando que o número está incorreto.
● No campo de RG digite o número de Registro da Carteira de Identidade do responsável pelo pagamento.
● Empresa a que pertence: se o seu paciente estiver utilizando um convênio, vinculado à determinada empresa, digite aqui o nome da empresa a que ele pertence. Assim como os campos Código Paciente e Código do Pai/Titular também se referem ao convênio desta empresa.
● Os campos Nome do Pai, Ocupação do Pai, Nome da Mãe e Ocupação da Mãe, devem conter respectivamente este dados.
CAMPOS - PARTE 2
● Os próximos campos, são Endereço Residencial e Comercial, se por ventura não houver espaço suficiente para colocar o endereço completo procure abreviá-lo, Cidade e Unidade da Federação (UF-Estado), o Código de Endereçamento Postal (CEP) deve ser preenchido da seguinte forma 80320-000 (cinco números, separados por um traço mais três números).
● Os campos de telefone (Fone Residencial 1 e 2, Fone Comercial 1 e 2, Fone Celular e Fax/Modem) devem conter respectivamente estes dados.
CAMPOS - PARTE 3
● E-mail: digite aqui o e-mail de seu paciente.
CAMPOS - PARTE 4
● Os campos de Status (Stt.1, Stt.2, até Stt. 8) têm múltiplas funções, por exemplo o primeiro item do Status pode especificar se o paciente é particular ou de convênio, por exemplo: paciente particular, convênio com o Banco do Brasil, com a Caixa Econômica, com a Petrobrás, etc. O segundo item do Status pode especificar se ele deve ou não receber um cartão de natal no fim do ano (Sim ou Não). Assim poderemos usar até um máximo de oito opções combinando-as da melhor maneira, de acordo com a sua necessidade. Você pode alterar o nome destes campos de Stt.1 por um outro nome qualquer, e pode também pré-configurar os itens de cada um dos Status. Veja na Configuração da Ficha de Cadastro como fazer esta alteração.
- Veja que estas são apenas sugestões, a codificação utilizada pode ser qualquer uma, desde que sempre utilizada da mesma maneira em todos os pacientes. Por exemplo, se você definiu que o primeiro item do Status identifica o paciente como particular ou de convênio, sempre em todos os pacientes ele deverá ser preenchido e respeitando a maneira como você o definiu.
CAMPOS - PARTE 5
● No campo de Indicação, devemos colocar o nome do dentista ou pessoa que nos encaminhou o paciente. Você pode digitar o nome do dentista ou clicar na seta para baixo, para chamar a janela Selecionar Dentista, e selecionar um dos dentistas cadastrados no Cadastro de Dentistas.
● 1ª Consulta: digite aqui a data da 1ª consulta.
● No campo Data Retorno, você deverá digitar a data de retorno do paciente para controle de algum tratamento. Esta data deve ser digitada a primeira vez por você, desta maneira o sistema irá entender que você deseja controlar o retorno deste paciente.
À medida que novos serviços forem sendo incluídos no prontuário deste paciente o sistema irá colocar uma data de retorno baseada no último serviço executado, e no período estipulado no módulo de Configuração da Ficha de Cadastro - Prazo para Retorno.
CAMPOS - PARTE 6
Os campos de Observação (Obs.1, Obs.2, Obs.3, Obs.4), estão livres para que você possa colocar o que for necessário para complementar os dados do seu paciente, por exemplo: não existe um campo de cadastro para que você coloque o apelido do seu paciente, então você poderá utilizar o campo de Observação 2 para este fim. O nome destes campos também pode ser alterado, veja na Configuração da Ficha de Cadastro como fazer esta alteração.
OUTRAS OPÇÕES
● No canto inferior direito desta janela temos alguns alertas:
• Se Anamnese aparecer em vermelho significa que este paciente tem algum alerta na Ficha de Anamnese.
• Se ATM aparecer em vermelho siginifica que este paciente tem algum alerta na Ficha de Exame da ATM.
• Se Orçamento aparecer em cinza, significa que este paciente não possui orçamento ativo, em azul, orçamento ativo e pagamento em dia, em vermelho
• , orçamento ativo e parcelas em atraso.
● Botão [Enviar Email]: chama a janela Envio de Email.
Para enviar um e-mail você deve primeiramente selecionar no combo Escolher Carta uma das cartas elaboradas no Editor de Textos do sistema, em seguida clicar no botão [Enviar E-mail].
IMPORTANTE:
Para que seja possível enviar e-mail através do Orto Manager, é necessário que você possua um provedor de acesso à Internet e esteja conectado à Internet no momento de envio do e-mail.
● Botão [Imprimir Carta]: para imprimir um carta, você deve primeiramente selecionar no combo Escolher Carta uma das cartas elaboradas no Editor de Textos do sistema, em seguida clicar no botão [Imprimir Carta] e confirmar pressionando [Impressora].
O sistema imprimirá a carta escolhida substituindo os campos de variáveis existentes nesta carta.
● Botão [Imprimir]: chama uma janela onde você escolhe:
- [Impr. c/SAD]: imprime o cadastro do paciente com o Status da Arcada Dentária.
- [Impr. s/SAD]: imprime o cadastro do paciente sem o Status da Arcada Dentária.
- [Etiqueta A4]: imprime uma folha tamanho A4 com 19 etiquetas.
- [Etiqueta A5]: imprime uma folha tamanho A5 com 8 etiquetas.
Os botões [Etiqueta A4] e [Etiqueta A5] permitem a impressão de uma folha com etiquetas para serem utilizadas na documentação do paciente (caixa de modelos, disquetes de documentação, envelopes de radiografias, etc). Estas etiquetas contém a foto do paciente, logotipo da clínica, Nome, Indicação, data da 1ª consulta, data de nascimento e idade em anos e meses.
IMPORTANTE:
• As folhas para impressão destas etiquetas não se encontram a venda nas papelarias ou lojas de informática, a Soft Manager desenvolveu estes formatos para serem utilizados com os nossos sistemas. Você pode comprá-las da Soft Manager ou, se quiser, mandar fazer estas folhas em alguma gráfica, respeitando as dimensões pré-formatadas no sistema.
• Para imprimir estas etiquetas é necessário que a impressora esteja configurada com o papel tamanho A4.
● Ícones da Ficha de Cadastro:
Através destes ícones você poderá ver outros módulos do sistema sem ter de sair da Ficha de Cadastro. Os ícones são os seguintes, da esquerda para a direita: Controle de Documentação, Status da Arcada Dentária (SAD), Prontuário Clínico, Ficha de Exame Clínico, Ficha de Exame ATM, Histórico Clínico, Imagens, Índice de Placas, Odontograma Clínico, Traçados Cefalométricos e Facial, Ficha Cefalométrica e Facial, Ficha de Anomalias, Orçamento, Acompanhamento Financeiro.
IMPORTANTE:
Sempre que você acessar qualquer um destes módulos através da Ficha de Cadastro, quando você sair do módulo, retornará a Ficha de Cadastro. Para retornar a Tela Principal do sistema é só pressionar a tecla <ESC> ou clicar em [OK].
IMPORTANTE:
Os únicos campos cujo preenchimento é obrigatório na ficha de cadastro são: o Nº de Cadastro e o Nome do Paciente.